COMCAM

Jornal da Comcam

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas novidades da COMCAM!

Notícias

11/10/2017 - Presidente da Comcam participa de evento em Curitiba e assina termo de adesão à ODS

A presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Angela Kraus (PSDB), prefeita de Farol, participou nessa terça-feira (10), de evento em Curitiba, onde assinou o Termo de Adesão à Agenda 2030, aos 17 Objetivos e às 169 metas de Desenvolvimento Sustentável. Além dela, presidente de outras 18 Associações de Municípios do Paraná, também fizeram a assinatura do documento.

Ao assinar o termo, presidentes das Associações se comprometem a executar nas suas regiões um conjunto de ações relacionadas ao combate à pobreza, à desigualdade, ao desenvolvimento econômico, à proteção do clima, ao fortalecimento das instituições e da segurança, entre outros.

A presidente da Comcam comentou que várias cidades do Paraná já são referência em várias áreas e devem aprimorar esta posição com o cumprimento das metas do ODS.  Segundo ela, todos os municípios da região e do Estado devem se mobilizar para atingir o objetivo.

“Para a ONU, a erradicação de todas as formas de pobreza é um dos maiores desafios para o desenvolvimento sustentável. Por isso, uma das metas presentes no Objetivo 1 da Agenda 2030 é que os países construam parcerias que viabilizem a mobilização de recursos para a criação de programas e políticas que erradiquem a pobreza em todos os sentidos. A mesma linha de pensamento deve ser seguida por aqui”, ressaltou Angela.

No Paraná, compete ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes) fazer o acompanhamento do Plano Sustentável de Desenvolvimento do Estado com foco em 2030, integrado aos ODS, que foram aprovados na Cúpula das Nações Unidas, em setembro de 2015.

Participaram também do encontro em Curitiba, o secretário estadual de Assuntos Estratégicos e secretário de Mobilização dos ODS no Paraná, Edgar Bueno; o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, João Carlos Ortega; o presidente do Corpo Consular do Paraná, Thomas Neves; o presidente da Sanepar e secretário-executivo do ODS, Mounir Chaowiche; e a vice-presidenta do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná e integrante da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa Keli Cristina de Souza Gali Guimarães.

 

Veja abaixo quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares;

2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável;

3.  Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;

4. Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos;

8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;

9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;

10.  Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;

14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;

17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Assessoria Comcam

Imagens

 -

Outras Notícias

Rua Brasil Nº 879 - Centro
CEP 87301-140 - Campo Mourão - Paraná
(44) 3523-5210
comcam@comcam.com.br
Facebook Twitter Youtube