COMCAM

Jornal da Comcam

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas novidades da COMCAM!

Notícias

27/10/2017 - Workshop da Comcam/MEC orienta municípios sobre o PAR

Um grande público, entre prefeitos, secretários municipais de Educação, e técnicos da área, está participando nesta sexta-feira (27), de um workshop promovido pela Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O evento, aberto pela manhã com uma palestra com o diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento Da Educação (FNDE), Leandro José Franco Damy, será estendido durante à tarde, com atendimento individual dos municípios, pelos técnicos do FNDE.

No encontro, os gestores municipais estão recebendo orientações sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR 2016/2019) e o Sistema Integrado de Monitoramento e Execução e Controle (SIMEC), do Ministério da Educação (MEC).  “O objetivo é estar próximo dos municípios dialogando e tirando dúvidas para que as nossas ações sejam concluídas no menor tempo possível e da melhor forma. Nosso corpo técnico está retirando dúvidas dos gestores para melhorar ainda mais o índice de execução dos nossos termos”, comentou o diretor de Gestão do FNDE, Leandro José Franco Damy. Segundo ele, a intenção é também trazer as boas práticas do FNDE em prol da infraestrutura educacional da região.

Durante o encontro, vários prefeitos que estão com obras de creches ou salas de aulas paralisadas, ou ainda com projetos na área educacional, estão retirando dúvidas sobre o sistema. A presidente da Comcam, Angela Kraus (PSDB), prefeita de Farol, comentou que o encontro é importante aos municípios, porque os gestores municipais estão sanando diversas dúvidas sobre o PAR. “Muitos municípios estão na fase do diagnóstico buscando recursos para construção de salas de aulas e aquisição de transporte escolar para área rural, então é um momento muito importante onde vamos poder saber se realmente estamos indo pelo caminho certo e o que precisamos fazer para que o município realmente consiga receber estes recursos”, comentou Angela.

A presidente lembrou que a vinda do representante do MEC à Comcam foi articulada pelo deputado federal, Rubens Bueno (PPS). “Há vários meses estávamos organizando este evento, temos que agradecer o deputado Rubens Bueno, que articulou com o ministro Mendonça Filho (da Educação), a vinda do diretor do FNDE para cá”, destacou. A prefeita elogiou também a presença maciça dos municípios no encontro. “Para nós é um grande orgulho poder reunir parte da nossa Comcam além de municípios de outras regiões do Paraná como Ivaiporã, Assaí, e Guairaçá”, ressaltou.

O deputado federal, Rubens Bueno (PPS), que participou do evento, comentou que o encontro vai oportunizar aos municípios a aceleração dos processos na área da educação para que obras e programas do FNDE realmente aconteçam. “Este é um momento muito importante para Comcam. Os ministérios da Educação e Saúde são os que têm os maiores volumes de recursos para demanda dos municípios. Então é importante esta reunião dos prefeitos com os técnicos da área da educação e secretários para trabalharem de forma unida para agilizar os processos”, concluiu.

 

Prefeitos presentes

Participaram da abertura do evento os seguintes prefeitos Angela Kraus (Farol); Tauillo Tezelli (Campo Mourão); Pedro Coelho (Goioerê); Leandro de Oliveira (Araruna); Julio Frare (Peabiru) Mauro Slongo (Luiziana); Edenilson Miliossi (Barbosa Ferraz); Suely Silva (Rancho Alegre D’Oeste); Carlos Caxão (Corumbataí do Sul); Wilson Carlos de Assis (Iretama); Elson Greb (Guairaçá) - vice-presidente da Amupar (Associação dos Municípios Noroeste Paranaense em Paranavaí); e Acacio Secci (Assaí).

Assessoria Comcam

Imagens

 -

Outras Notícias

Rua Brasil Nº 879 - Centro
CEP 87301-140 - Campo Mourão - Paraná
(44) 3523-5210
comcam@comcam.com.br
Facebook Twitter Youtube