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21/11/2017 - Comcam volta cobrar Anatel sobre sinal ruim de telefonia móvel na região

A Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), voltou a cobrar a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para melhorias no sinal de telefonia móvel e Internet 4G na região. Em ofício encaminhado novamente, assinado por 18 prefeitos da região, a entidade listou as operadoras TIM, OI, Vivo e Claro. O documento já havia sido encaminhado à Agência há cerca de 2 meses, porém a qualidade do sinal só piorou na região, conforme relatos de usuários, moradores dos municípios.

No ofício, a Comcam relata que diariamente há inúmeras reclamações de usuários referentes à falha na prestação dos serviços das operadoras TIM, OI, Vivo e Claro nas cidades da região. Conforme o documento, em alguns municípios a torre de sinal chega a parar de funcionar, ficando o sinal da operadora “sem serviço” e, consequentemente sem linha telefônica e internet. “Não apenas em um telefone, mas sim na cidade inteira, deixando todos os consumidores sem o serviço”, aponta o documento.

A presidente da Comcam, Angela Kraus (PSDB), lamentou a situação precária do serviço. Segundo ela, a cobrança é no sentido de que as operadoras possam melhorar a qualidade do sinal na região. “Vamos cobrar quantas vezes for necessária. É um insulto tamanho transtorno causado aos usuários”, afirmou.

 

COBRANÇA DA CÂMARA

O excesso de reclamações dos usuários e até campanhas nas redes sociais motivaram também o vereador de Araruna, Wagner Malaco (PR) a cobrar a operadora TIM, sobre a péssima qualidade do serviço prestado aos usuários da cidade. Um requerimento de Malaco, aprovado ainda em maio, por unanimidade, foi então encaminhado à operadora.

Em resposta à Câmara, a empresa informou que a TIM elaborou um plano de investimentos robusto para melhorar a qualidade da telefonia móvel em diversos municípios do Paraná. Em Araruna, segundo o comunicado, a operadora possui 3 torres, sendo duas urbanas e uma rural, o que garante (na teoria), a qualidade do serviço prestado, dentro dos parâmetros estabelecidos pela norma vigente.

Porém na prática a realidade é outra. Os problemas persistem, com o sinal piorando cada vez mais. Para se ter ideia, na última quinta-feira (9), segundo Malaco, o município ficou o dia todo sem sinal até às 12 horas do dia seguinte. “Apesar das nossas cobranças à empresa, em vez de melhorar o serviço piora cada vez mais”, lamentou.

O vereador afirmou que apresentará um requerimento na próxima assembleia da Acamdoze cobrando uma solução para o problema. O documento será encaminhado também à Anatel e Ministério Público. 

 

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