COMCAM

Jornal da Comcam

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas novidades da COMCAM!

Notícias

21/02/2018 - Comcam e AMP capacitam gestores municipais sobre o PAR em parceria com Itaipu Binacional

Gestores municipais dos 25 municípios da região participaram durante todo o dia desta quarta-feira (21) de um curso de capacitação sobre o PAR (Plano de Ações Articuladas), promovido pela Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Itaipu Binacional, que patrocinou a capacitação. O evento foi realizado na sede da Comcam.

O arquiteto urbanista, Tiago Lippold Radünz, ex-coordenador geral de infraestrutura e diretor de gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FND), que foi um dos palestrantes, comentou que o evento já foi realizado em outras 17 regiões do Estado.  Segundo ele, o PAR é o principal programa do Ministério da Educação (MEC) no financiamento de ações na educação como obras, ônibus, mobília para escolas, entre outros. “Hoje estamos fazendo um projeto juntamente com a Associação Paranaense dos Municípios (AMP) com patrocínio de Itaipu para capacitar todos os municípios do Estado em relação ao PAR”, ressaltou.

Radünz explicou que o curso teve como objetivo a capacitação dos gestores públicos para a captação de recursos via PAR. “Estamos às vésperas de um período eleitoral, então existe uma forte tendência para que haja liberação de novas verbas do governo federal no primeiro semestre deste ano. Ou seja, o momento é bastante oportuno para que as prefeituras possam se capacitar, cadastrar corretamente os seus projetos e fazer o planejamento adequado dentro do PAR”, frisou.

Entre os assuntos, os participantes esclareceram dúvidas sobre o planejamento do PAR (Plano de Ações Articuladas) nos municípios; subsídios para a execução e monitoramento de obras e outras ações educacionais; conselho de acompanhamento e controle Social do FUNDEB; plano de carreira e remuneração; estruturas de carreira e impactos financeiros.

A presidente da Comcam, Angela Kraus (PSDB), prefeita de Farol, não participou do evento porque está em viagem à Brasília. No entanto ela destacou a importância da capacitação. “O momento para liberação de recursos é bastante oportuno, mas as prefeituras têm que estar capacitadas para saber como chegar até o dinheiro”, falou. Ela disse que é importante a participação das prefeituras nas capacitações oferecidas pela entidade.

Além de Tiago Radünz, o curso teve ainda palestras dos professores Jacir Bombonato Machado, consultor em Educação da AMP, conselheiro titular do Conselho Estadual da Educação do Paraná e titular do Conselho de Acompanhamento do Fundeb  do Paraná; e José Dorival Peres, também conselheiro do Conselho Estadual de Educação.

Jacir falou sobre o plano de carreira e remuneração, estruturas de Carreira e impactos financeiros. Já Peres abordou os temas sobre recursos humanos na educação, gestão democrática do ensino público e tecnologia em educação. 

Assessoria Comcam

Imagens

 -

Outras Notícias

Rua Brasil Nº 879 - Centro
CEP 87301-140 - Campo Mourão - Paraná
(44) 3523-5210
comcam@comcam.com.br
Facebook Twitter Youtube