COMCAM

Jornal da Comcam

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas novidades da COMCAM!

Notícias

14/09/2018 - Prefeitos da região e Estado discutem desenvolvimento urbano na Comcam

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e o Serviço Social Autônomo Paranacidade realizaram em Campo Mourão, na sede da Comcam, um encontro com prefeitos da região. A reunião é para avaliação e acompanhamento das ações coordenadas pela secretaria. Participaram do evento prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais de planejamento, projetos e obras. O diretor executivo da Agência Paranaense de Desenvolvimento, Rodrigo Salvadori, também participou da reunião.

Durante o encontro, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros, fez uma apresentação dos principais programas de apoio aos municípios, das ferramentas disponíveis para ajudar os prefeitos no planejamento urbano e expôs cursos técnicos que serão oferecidos para aprimorar projetos voltados ao desenvolvimento sustentável das cidades.

“Estamos fazendo uma série de reuniões com todas as associações de prefeitos para discutir com os prefeitos e a equipe técnica algumas coisas muitos importantes e que tem que ser discutidas agora. A primeira delas é que estamos fechando até o dia 28 de setembro o orçamento do ano que vem e há uma determinação do governo de que a gente valide com os prefeitos aquilo que nós estamos propondo para o financiamento aos municípios”, comentou Barros.

Barros disse também que o Paraná está fechando com o Banco Interamericano de Desenvolvimento os financiamentos do Paraná Urbano 3, recursos que o Estado tem para emprestar aos municípios. “E nós estamos propondo aos prefeitos um “cardápio” um pouco mais amplo daquilo que até agora tem sido financiado pelo Paraná Cidade, mas a gente precisa validar isso com eles”, ressaltou o secretário.

Segundo ele, a secretaria do Desenvolvimento tem condições de reduzir significativamente a burocracia, o tempo de aprovação dos projetos e o repasse dos recursos para os prefeitos, mas isso depende em grande parte da ação das prefeituras. “Vamos apresentar aos prefeitos tecnicamente onde estão os entraves e o que está atrapalhando a liberação de recursos para a gente ver se eles conseguem junto com sua equipe técnica superar este “quebra mola” e a gente conseguir repassar os recursos mais rapidamente aos municípios”, frisou.

O secretário explicou que um dos principais entraves para liberação de recursos às prefeituras em grande parte é a questão técnica. Ele disse que os projetos precisam cumprir critérios de elegibilidade técnica, legal e econômica. “E nós temos tido dificuldades. Alguns projetos chegam a nós incompletos, alguns com quesitos que não atendem as normas técnicas, projetos que não estão de acordo com a Legislação de uso de solo do município, que às vezes chegam à secretaria e não temos condições de aprovar. São coisas que poderiam ser resolvidas no nível municipal chegando para agente em condições de ser liberado o mais rápido possível”, comentou.

Barros afirmou que a secretaria tem recurso suficiente para atender todos os municípios do Estado e que em 2018 a secretaria terá R$ 400 milhões para parceria com os municípios. “O que agente está discutindo aqui é exatamente como aplicar este dinheiro de acordo com a necessidade que os municípios têm”, argumentou.

O secretário comentou que os encontros serão realizados em todas as regionais do Estado. Essa é a décima reunião e ainda há mais oito para fazer em todo o Paraná. “É fundamental a participação dos prefeitos e também do corpo técnico porque é com este corpo técnico que nós precisamos dialogar também para agilizar este processo”, observou.

A presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Murão (Comcam), Angela Kraus (PSDB), prefeita de Farol, comentou que o encontro foi muito importante para os prefeitos e suas equipes técnicas retirarem dúvidas com relação a projetos. “O secretário falou de várias ferramentas que Estado e vão fazer toda a diferença dentro dos municípios, mas estão sendo pouco usadas”, comentou.

Na ocasião, Angela entregou ofício a Barros, reforçando o pedido da duplicação da rodovia entre Campo Mourão a Guarapuava, solicitação já feita à Governadora Cida Borghetti (PP). “Ele demonstrou interesse de fazer com que a duplicação aconteça efetivamente”, disse.

O trecho compreende um total de 206 quilômetros de vias, passando pela BR-487, de Campo Mourão a Iretama; PR-460, de Iretama a Pitanga; e PRC-466, de Pitanga a Guarapuava.  “É uma duplicação muito importante que irá contribuir para o desenvolvimento econômico de toda região. Há um interesse muito grande não só da nossa entidade, mas também de várias empresas de transporte e logística que dependem deste trajeto”, falou Angela.

A Comcam encaminhou recentemente um ofício com documentações fornecidas pela Coamo, maior cooperativa da América Latina, sobre a necessidade da duplicação da via. “A Coamo também está nos apoiando nesta causa”, disse a prefeita.

Assessoria Comcam

Imagens

 -

Outras Notícias

Rua Brasil Nº 879 - Centro
CEP 87301-140 - Campo Mourão - Paraná
(44) 3523-5210
comcam@comcam.com.br
Facebook Twitter Youtube