COMCAM

Jornal da Comcam

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas novidades da COMCAM!

Notícias

25/03/2019 - Após mais de 30 anos, hospital de Nova Cantu é reformado e remodelado

Após mais de três décadas recebendo apenas melhorias paliativas, o hospital municipal de Nova Cantu, Alvadi Monticelli, está passando por uma reforma geral e remodelação. O investimento é de R$ 500 mil na parte de estrutura física e mais R$ 300 mil na compra de equipamentos e mobiliários.

Para não paralisar o atendimento à população, os serviços estão sendo feitos em três etapas. A primeira, já na fase de conclusão, abrange a reforma da recepção, pronto socorro, consultório médico, enfermaria masculina e feminina, sala de inalação, e banheiros. Na segunda fase será feita a reforma da área administrativa, cozinha, lavanderia, banheiros dos funcionários, expurgo e farmácia, enquanto na terceira e última fase, reforma e readequação do centro cirúrgico, leito de isolamento, leitos cirúrgicos, postinho, e quarto dos médicos.

De acordo com a secretária de Saúde de Nova Cantu, Daiane Oliveira, o hospital tem 22 leitos, e oferece serviços de internamentos clínicos e urgência e emergência. Segundo ela, a reforma está contemplando a unidade como um todo, são 1.150 metros quadrados de obras. “O piso foi todo trocado, adequamos espaços como o pronto socorro que era nos fundos e colocamos no primeiro acesso. Antes tinha que passar com o paciente por dentro de todo o hospital para chegar ao pronto socorro”, informou. Com a reforma, as salas de enfermaria, entre outros ambientes passarão a contar com ar condicionado, oferecendo mais conforto à população e aos próprios profissionais.

Conforme a secretária, a estrutura da unidade estava muito precária. Segundo ela, o hospital tem mais de 30 anos e as melhorias recebidas eram apenas paliativas, como pinturas, por exemplo. “Foi retirado todo o piso que era muito antigo e substituído por piso granitina que é um material muito mais higiênico e apropriado ao ambiente”, falou Daiane. Ainda segundo ela, grande parte das janelas do prédio estava enferrujada, sendo substituídas por outras mais amplas e modernas.

 

SONHO DA COMUNIDADE

O prefeito de Nova Cantu, José Carlos Gomes (DEM), comemorou a reformulação do hospital. Segundo ele, a obra era um sonho da comunidade e seu enquanto prefeito. “A gente conhece todos os hospitais da região e não tenho dúvida que o nosso será um hospital referência. E estamos fazendo isso com pouco dinheiro, aproveitando muito bem os recursos porque a empreiteira que pegou a reforma é muito eficiente e estamos sempre acompanhando para que o serviço seja de boa qualidade”, disse.

A empresa vencedora da licitação, responsável pela obra é a Construtora Murata Engenharia, de Nova Cantu. “Geralmente estas empresas de fora vêm passam um massa na perde e uma tinta e em poucos dias já era”, argumentou o gestor. Outro avanço importante para a unidade hospitalar foi a regularização de sua documentação.

Segundo o prefeito, o hospital era particular sendo adquirido pelo município em meados de 2001, porém não tinha documentação. “Foi comprado pelo município, levava o nome de hospital municipal, mas não tinha documentação regularizada. Conseguimos resolver este problema junto ao Governo e hoje ele realmente pertence ao município”, explicou.

Gomes comentou que desde que assumiu a prefeitura, em 2017, tinha planos de reformular o hospital. “Sabemos da demanda do nosso povo e estamos a aproximadamente 150 quilômetros da nossa regional que é referência em saúde. Nova Cantu sem um hospital municipal é como se nós não tivéssemos uma identidade”, comentou.

O gestor disse que a reforma vai oferecer um serviço de mais qualidade em saúde a população e diminuir o sofrimento de pacientes que necessitarem de transferência para outros centros. “A gente tendo o primeiro socorro de qualidade aqui vai ajudar muito a população”, ressaltou.

O prefeito disse ainda que o município está bem equipado também de veículos da saúde. Segundo ele, são 8 ambulâncias para o transporte de pacientes e 10 veículos entre carros e ônibus para o transporte da população que precisa deslocar a outros centros. “Somando isso com o hospital reformulado tenho certeza que vamos melhor e muito o nosso atendimento em saúde”, assegurou.

As obras da unidade iniciaram no final do ano passado e devem ser concluídas até julho deste ano. “Pedimos um pouco de paciência à população devido aos transtornos causados, mas a recompensa vem depois”, frisou Gomes.

Imagens

 -

Outras Notícias

Rua Brasil Nº 879 - Centro
CEP 87301-140 - Campo Mourão - Paraná
(44) 3523-5210
[email protected]
Facebook Twitter Youtube