COMCAM

Jornal da Comcam

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas novidades da COMCAM!

Notícias

25/05/2019 - Contagem populacional: IBGE prepara o Censo Demográfico 2020 na região da Comcam

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), escritório regional de Campo Mourão, está preparando o Censo Demográfico 2020, que será realizado a partir do segundo semestre do próximo ano. Conforme o coordenador de área do IBGE no município, Marcos Vinicius Vicente, equipes do Instituto estão visitando municípios da região para fazer a atualização dos mapas.

O levantamento faz parte de um planejamento de trabalho em que as equipes verificam a implantação de novos loteamentos, por exemplo, ou criação de ruas e logradouros para os registros. “Temos imagens por satélite também, muitas coisas conseguimos ver pelas imagens em alguns municípios, mas em alguns casos temos que ir a campo já que dependendo o município as imagens de satélite não são muito boas”, falou Vicente.

A partir da metade deste ano, Vicente informou que percorrerá as prefeituras solicitando também a disponibilidade de salas que servirão como base dos recenseadores. “Como o IBGE não tem condições orçamentária de alugar salas em todos os municípios vamos solicitar estas estruturas às prefeituras já dando uma previsão de quando vamos precisar e quando vamos entregar de volta”, disse. Estes espaços serão utilizados como ponto de coletas.

Uma novidade a partir deste ano, é que o IBGE de Campo Mourão passou a responder também pelos 11 municípios da regional de Goioerê, após o fechamento da agência do Instituto na cidade, aumentando para 22, o número de cidades atendidas pelo escritório de Campo Mourão. “Apenas as cidades de Iretama, Roncador e Terra Boa, que são da Comcam, não pertencem à agência de Campo Mourão”, disse o coordenador. O atendimento as cidades da regional de Goioerê já vem sendo feito desde março.

O último Censo Demográfico foi feito há 10 anos -  em 2010. O levantamento apontou na época uma população regional na Comcam de 332 mil habitantes. Vicente comentou que o Censo 2010 é bastante aguardado principalmente pelas prefeituras dos municípios, já que os números impactam diretamente no percentual do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Deveríamos ter a contagem em 2015, mas o Governo Federal não fez por conta do corte de verbas”, falou. Segundo ele, é sempre realizada uma contagem na metade de cada década porque a realidade pode mudar bastante neste período nos municípios.

 

Contratações

O coordenador informou que o governo federal publicou nessa segunda-feira (6) portaria que autoriza o IBGE a contratar até 234.416 trabalhadores temporários para trabalhar no Censo Demográfico 2020. Os profissionais poderão ser contratados a partir de janeiro de 2020, mediante processo seletivo cujo edital deverá ser publicado em até 6 meses.

O prazo de duração dos contratos será de 1 ano, mas poderão ser prorrogados, com base nas necessidades de conclusão das atividades. O valor das remunerações ainda será definido pelo IBGE. As Vagas previstas pelo Instituto são:  coordenador censitário de subárea1 (600); coordenador censitário de subárea 2 (850); agente censitário operacional (1.760); supervisor (4); agente censitário municipal (6.100); agente censitário supervisor (23.578); codificador censitário (120); recenseador (196.000); supervisor PA (1.304); recenseador PA (4.100). As contratações abrangem a região da Comcam, mas o número ainda não foi definido. “Ainda não há um quantitativo definido”, ressaltou Vicente.

 

A cada 10 anos

Com periodicidade decenal, ou seja, realizado a cada 10 anos, o Censo Demográfico tem abrangência nacional. Ele apresenta dados detalhados sobre a população brasileira, que são divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões, Regiões Metropolitanas, Municípios, Distritos, Subdistritos e Setores Censitários. A última edição do Censo foi realizada em 2010. O IBGE estima que, desde então, a população tenha aumentado em cerca de 10,4%.

Imagens

 -

Outras Notícias

Rua Brasil Nº 879 - Centro
CEP 87301-140 - Campo Mourão - Paraná
(44) 3523-5210
[email protected]
Facebook Twitter Youtube