COMCAM

Jornal da Comcam

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas novidades da COMCAM!

Notícias

04/07/2019 - Região será contemplada com 108 casas populares do “Família Paranaense”

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) divulgou nesta semana a relação de 24 municípios selecionados para a construção de 604 moradias populares do programa Família Paranaense. Da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), um total de cinco cidades será contemplado com 108 unidades.

Os municípios que receberão as casas pelo programa são: Campina da Lagoa (20); Fênix (29); Juranda (29); Peabiru (17); e  Roncador (13). A relação foi divulgada também pela secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf) , no Diáro Oficial do Paraná. As unidades fazem parte da chamada pública 05/2017 da secretaria, que contou com o apoio técnico da Cohapar durante a elaboração, estabelecimento de critérios classificatórios e seleção das localidades a serem beneficiadas.

De acordo com o prefeito de Peabiru, Júlio César Frare (PR), ele vinha reivindicando essas moradias desde 2017, primeiro ano de sua gestão. “Fizemos este peido junto a ex-secretária Fernanda Richa há praticamente dois anos e desde então vínhamos lutando por essas moradias”, afirmou. Segundo ele, o município poderia ter sido contemplado até com 50 casas, porém não tinha terreno disponível que atendesse o programa. “Vários municípios perderam estas casas por este motivo”, falou Frare.

O prefeito informou que o município tem uma demanda grande por moradias. Ele estima que cerca de 1 mil famílias precisem atualmente de casas populares. “São várias famílias carentes que precisam de um lar melhor. Vai ser publicado outro edital e vamos tentar mais casas”, disse o prefeito, ao informar que o município firmou parceria com uma construtora para edificar 250 unidades que poderão ser financiadas pelo Programa “Minha Casa Minha Vida”. A primeira etapa de 80 casas já tem o projeto pronto.

 

“Família Paranaense”

Os projetos pelo programa “Família Paranaense” são voltados ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social já cadastradas em programas assistenciais dos municípios pelas prefeituras. Os recursos são provenientes de um financiamento do Governo do Paraná junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e serão utilizados para subsidiar integralmente o custo das unidades habitacionais.

Com os aportes do programa, a parcela mais carente da população das localidades, que atualmente vive em condições precárias ou áreas de risco, poderá receber novas moradias gratuitamente. As obras das casas populares serão executadas por construtoras contratadas via processos licitatórios coordenados pela Cohapar, cujos editais serão lançados ao longo dos próximos meses.

 

Imagens

 -

Outras Notícias

Rua Brasil Nº 879 - Centro
CEP 87301-140 - Campo Mourão - Paraná
(44) 3523-5210
[email protected]
Facebook Twitter Youtube