COMCAM

Jornal da Comcam

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas novidades da COMCAM!

Notícias

22/08/2019 - IBGE vai contratar 335 funcionários temporários na Comcam para o Censo 2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contratar na região da Comcam 335 funcionários temporários para trabalhar no Censo Demográfico 2020. Os profissionais poderão ser contratados a partir de janeiro de 2020, mediante processo seletivo. O prazo de duração dos contratos será de 1 ano, mas poderão ser prorrogados, com base nas necessidades de conclusão das atividades. O edital para as contratações deverá ser publicado até o fim deste ano, conforme o coordenador do Censo 2020 na região de Campo Mourão, Marcos Vicente.

De acordo com dados, serão disponibilizadas vagas para os 22 municípios da área de abrangência da Agência do IBGE em Campo Mourão. As vagas são para recenseadores (282); Agente Censitário Supervisor (30); Agente Censitário Supervisor Administrativo (4); Agente Censitário Municipal (15); e Coordenador Subárea (4).  “Teremos quatro subareas na nossa região que serão em Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Goioerê e Ubiratã”, informou Marcos Vicente.

Segundo ele, o IBGE vai visitar durante o Censo 2020 um total de 96.730 residências na região e entrevistar uma população estimada em 297.343 pessoas. Veja na tabela abaixo a quantidade de residências que serão visitas por municípios e a população a ser ouvida.

Marcos Vicente destacou que o questionário básico do Censo será composto de 26 perguntas com o seguintes temas: Informações sobre moradores: características do domicílio, identificação étnico-racial para todos os moradores, registro civil para pessoas de até 5 anos de idade, mortalidade, rendimento do responsável pelo domicílio, educação (sabe ler e escrever); Trabalho e Rendimento: informações sobre o trabalho profissional, procura de trabalho, rendimento de todos os trabalhadores, rendimento de outras fontes, deslocamento para o trabalho; Educação:  detalhamento de escolaridade e de  formação, descolamento para estudo,  composição do núcleo familiar, religião, pessoas com deficiência, entre outros.

As informações do questionário básico serão realizadas em 100% dos domicílios, enquanto as do questionário da amostra, em apenas 10%. “Até o final de setembro o IBGE estará realizando reuniões nos municípios apresentando aos prefeitos e demais autoridades a estrutura para o censo demográfico 2020 em cada uma das cidades. O IBGE está informando a quantidade de vagas para o município, equipamentos, carros locados bem como a apresentação da sistemática da operação. Outra questão importante nesta primeira reunião é firmar a parceria com as prefeituras, pois apesar de o IBGE participar com os recursos humanos, sistemática e equipamentos, é fundamental a participação da prefeitura e da sociedade no acompanhamento de todo o processo de forma que possa haver transparência e qualidade na cobertura de todo o território”, falou Marcos Vicente.

O coordenador disse que o IBGE também solicita às prefeituras um local para instalação dos postos de coletas e móveis, pois o orçamento do órgão não prevê orçamentos para locações de salas em todo o Brasil e nem compra de mobílias que seriam usadas apenas temporariamente.

A partir deste ano, a agência do IBGE em Campo Mourão passou a responder também pelos 11 municípios da regional de Goioerê, após o fechamento da agência do Instituto na cidade, aumentando para 22, o número de cidades atendidas pelo escritório de Campo Mourão. Apenas as cidades de Iretama, Roncador e Terra Boa, que são da Comcam, não pertencem à agência de Campo Mourão. O atendimento as cidades da regional de Goioerê já vem sendo feito desde março.

O último Censo Demográfico foi feito há 10 anos (em 2010). O levantamento apontou na época uma população regional na Comcam de 332 mil habitantes. Marcos Vicente observou que o Censo 2010 é bastante aguardado principalmente pelas prefeituras dos municípios, já que os números impactam diretamente no percentual do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).





Imagens

 -

Anexos

Anexo

Outras Notícias

Rua Brasil Nº 879 - Centro
CEP 87301-140 - Campo Mourão - Paraná
(44) 3523-5210
comcam@comcam.com.br
Facebook Twitter Youtube