COMCAM

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas novidades da COMCAM!

Notícias

16/06/2021 - Comcam e Crea discutem projetos em prol da região


Assessoria Comcam

Apresentar a agenda parlamentar do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, no Paraná (Crea-PR); este foi o tema central de uma reunião online, na manhã desta quarta-feira (16) entre o Crea e a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). Vários prefeitos da região participaram do evento.

Conforme o engenheiro civil do Crea, Helio Xavier da Silva Filho, essas reuniões foram iniciadas há dois meses. Estão ocorrendo em todas as microrregiões do Noroeste. É uma reapresentação do trabalho da “Agenda Parlamentar”, apresentada aos candidatos às eleições no ano passado.

É uma continuidade deste trabalho para auxiliar os municípios na implantação dos Estudos Básicos Municipais (EBDMS) desenvolvidos por profissionais especializados na área de engenharia, agronomia e geociências que estão na em cada região do Estado. Ou seja, estes profissionais fizeram estudos específicos dos municípios para apontar os principais problemas. E após estes diagnósticos eles também propuseram soluções que ajudam os gestores municipais na gestão destes problemas”, falou.

 Entre os programas abordados durante a reunião, o Conselho apresentou o “Casa Fácil”. O objetivo é atender a população carente. O Programa Casa Fácil foi criado pelo Crea-PR em 1989 e estabelece uma parceria com as entidades de classe e prefeituras municipais para construir moradias populares com até 70m². Podem ser beneficiados pelo programa famílias com renda limitada a três salários mínimos.

O presidente da Comcam, Leandro Cesar Oliveira, prefeito de Araruna, destacou a atuação do Crea e a importância da parceria com a entidade, o que facilita a vida dos gestores. Ele deixou o setor de Engenharia da Comcam à disposição do Crea para troca de informações para projetos aos municípios. “É muito importante este estreitamento entre as prefeituras e o Creas. A Comcam, como entidade representativa tem que servir os municípios. Temos que trabalhar, ser gestores e apresentar resultados”, frisou, ao destacar os investimentos no Setor de Engenharia da Comcam para atender os municípios.

O presidente disse que vários municípios sofrem com a falta de engenheiros capacitados, e que, o problema de obras mal executadas acaba ‘sobrando’ aos prefeitos que assumem os municípios. A exemplo, ele citou a demolição de uma creche em Araruna, que estava sendo construída fora dos projetos técnicos. A obra foi iniciada pela gestão anterior. Ao município ficaram os prejuízos. “Para bons resultados precisamos de bons profissionais e vocês do Crea lutam para isso. Podem contar com meu apoio e dos demais prefeitos também”, destacou Oliveira.


EBDMs
Instrumento de referência para o planejamento da administração pública, os EBDMs seguem a metodologia de elaboração de um plano plurianual de gestão. No Paraná, foram desenvolvidos no ano passado mais de 200 estudos municipais em diversas áreas, sendo três deles para a região de Campo Mourão com os temas: Casa Fácil, Mobilidade Urbana e Apoio à Agricultura Familiar Diversificada e Sustentável. O estudo Casa Fácil foi acatado na região. Os outros dois ainda não tiveram adesão pelas prefeituras. Os estudos foram desenvolvidos por profissionais da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM) e do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), com sede no município.

Os estudos básicos são elaborados pelas Entidades de Classe ligadas ao Sistema Confea/Crea/Mútua com a finalidade orientar os partidos políticos, candidatos, gestores públicos, autoridades e lideranças municipais acerca das ideias e soluções da Engenharia, Agronomia e Geociências, visando o desenvolvimento sustentável dos municípios. O programa “Agenda Parlamentar” existe há 10 anos, com debates contínuos sobre as gestões públicas.

O programa Agenda Parlamentar defende os princípios de gestão democrática e de cooperação, além de abrir espaço para fomentar a participação dos profissionais jurisdicionados ao Conselho nas gestões públicas. A ação é direcionada aos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e às lideranças municipais, estaduais e nacionais. Além dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal, o “Agenda Parlamentar” é composto por 40 Cadernos Técnicos temáticos, disponíveis no site do Crea-PR.

Imagens

 -

Outras Notícias

Rua Brasil Nº 879 - Centro
CEP 87301-140 - Campo Mourão - Paraná
(44) 3523-5210
comcam@comcam.com.br
Facebook Twitter Youtube