COMCAM

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas novidades da COMCAM!

Notícias

07/10/2021 - Roncador retoma programa odontológico com atendimento gratuito à população

Paralisado desde o ano passado em decorrência da pandemia da Covid-19, o município de Roncador retomou o programa odontológico “Crescer Sorrindo”. A ação atende gratuitamente a população de baixa renda. Além dos tratamentos de restauração e canal, o projeto traz o tratamento de ortodontia preventiva, cujo objetivo é evitar a utilização de aparelhos fixos no futuro, extração de dentes permanentes, entre outros.

Os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar, composta por uma odontopediatra e técnicos em saúde bucal. A equipe atende os usuários na unidade de saúde Sidnei Gusmão de Andrade, localizada no centro da cidade. Nas Escolas o projeto trabalha com a prevenção e orientação da saúde bucal, aplicação de flúor e escovação supervisionada. “O objetivo é promover a saúde bucal de crianças de até 13 anos de idade por meio de ações de caráter educativo, preventivo e curativo”, diz a secretaria de Saúde do município.

O programa funciona com ajuda das agentes de saúde, que levantam a demanda de atendimentos e também com o apoio dos outros dentistas da rede municipal de saúde que fazem a triagem dos casos. Além das consultas e atendimentos odontológicos à população, são realizadas palestras educativas nas escolas abrangendo não só os alunos da rede de ensino, mas também suas famílias.

 

Rede municipal

As atividades do programa tiveram início no mês de outubro de 2019, mas os procedimentos odontológicos na rede básica de saúde de Roncador ocorrem durante todo o ano. Mais de 1.973 moradores já foram atendidos pela ação com procedimentos de restauração, consultas, implantação de próteses, orientação de higiene bucal, entre outros.

Para o funcionamento do programa, o município investiu em melhorias de infraestrutura no posto de saúde onde o projeto funciona, como a reforma completa da unidade e aquisição de equipamentos novos.

O primeiro atendimento pelo programa é feito ainda como bebê recém-nascido, que já recebe a primeira avaliação. Posteriormente, na fase escolar, as crianças recebem gratuitamente kits de higiene bucal. Só em 2019, aproximadamente 400 kits foram entregues na rede municipal de ensino.

Imagens

 -

Outras Notícias

Rua Brasil Nº 879 - Centro
CEP 87301-140 - Campo Mourão - Paraná
(44) 3523-5210
comcam@comcam.com.br
Facebook Twitter Youtube