COMCAM

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas novidades da COMCAM!

Notícias

11/11/2021 - Moradores em parceria com município de Mamborê vão implantar complexo agroecológico

Moradores voluntários da AMJJB (Associação dos Moradores dos Conjuntos Jardim América, João Seratiuk e Beira Rio), entre outras entidades da Sociedade Civil organizada, buscam em conjunto com o poder público, a implantação de um complexo agroecológico em Mamborê. O tema foi discutido em reunião com o prefeito da cidade, Ricardo Radomski. A iniciativa é inédita na Comcam. Com implantação do complexo, toda rede da agricultura familiar do município será fortalecida, gerando renda às famílias. Atualmente a Associação de Moradores já vem desenvolvendo o projeto Horta Comunitária, que atende a população do município, entre outras entidades assistenciais.

De acordo com o coordenador do projeto, Renato Correia, a implantação do complexo agroecológico gerará a estruturação das atividades produtivas dos beneficiários com vistas à inclusão produtiva e à promoção da segurança alimentar e nutricional para a rede assistencial de Mamborê; contribuição para o incremento da renda e do patrimônio dos beneficiários, a partir da geração de excedentes nas atividades produtivas apoiadas; e estímulo às atividades produtivas sustentáveis e agroecológicas na sede do município e patrimônio Guarani.

Ainda segundo ele, o complexo permitirá a articulação entre os órgãos e entidades públicas ou privadas, de ações complementares para o fortalecimento da autonomia dos beneficiários, especialmente o acompanhamento técnico e social, o acesso aos mercados, e a disponibilização de infraestrutura hídrica direcionada à produção.

“O projeto tem ainda como objetivo o fomento e apoio aos produtores agropecuários, sobretudo a agricultura familiar, o estímulo do dinamismo dos territórios rurais, por meio de orientação às famílias beneficiárias sobre as oportunidades econômicas nas cadeias produtivas regionais; o incentivo à participação das famílias beneficiárias em ações de capacitação social, educacional, técnica e profissional e o incentivo à organização associativa e cooperativa de seus beneficiários”, destacou Correia.

Durante a reunião, o prefeito Ricardo Radomski elogiou o projeto e disse que apoiará a iniciativa. Ele lembrou que o fortalecimento da agricultura familiar e urbana gera a integração com a sociedade organizada, aprimorando as políticas públicas em benefício de quem mais precisa. “Sempre apoiamos a iniciativa da associação em especial ao projeto da Horta Comunitária. E este novo e audacioso projeto terá nosso total apoio. Nossa equipe técnica tomará as providências necessárias para que tão logo saia do papel e inicie a execução”, garantiu o prefeito.

No encontro, o diretor de planejamento e infraestrutura de Mamborê, Carlos Coelho, informou que o Governo do Estado, por meio da secretaria de Desenvolvimento Sustentável, autorizou a perfuração de um poço artesiano com sistema completo de abastecimento (caixa de água e bomba), para otimizar o sistema de irrigação da horta comunitária. “E também agora a este novo projeto de construção do complexo agroecológico, que sem sombra de dúvidas fomentará a economia de nossa cidade valorizando os pequenos produtores da agricultura familiar”, frisou.

Apoiadores
O coordenador do Projeto, Renato Correria, informou que além do poder público, 15 entidades estão apoiando o projeto de forma direta e indireta. Segundo ele, já há destinada uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil à iniciativa, indicada pelo deputado federal Nelsi Conguetto Maria. O recurso será utilizado para adequação do espaço da sede da associação e aquisição de equipamentos para iniciar uma fábrica de conservas e polpas de frutas, agregando valor aos produtos e sustentabilidade entre as famílias.

“Para a implementação deste novo projeto estamos buscando parcerias e apoio de deputados federais para que viabilize recursos a fundo perdido e assim possamos consolidar este projeto que beneficiará centenas de famílias. Recebemos um sinal positivo do deputado Frangão neste sentido e assim vamos aprimorar o projeto e consolidar a solicitação de recursos”, destacou Correia.

O presidente da AMJJB, José Fogaça, afirmou que o projeto é uma sequencia do programa Horta Comunitária, que atende centenas de famílias carentes, acamadas e entidades do município, além do Hospital Santa Casa de Campo Mourão. “Sozinhos não conseguimos fazer nada, mas com apoio e união de todos podemos fazer mais e melhor”, frisou Fogaça. “O próximo passo para o projeto será o mecanismo administrativo por parte da equipe técnica e jurídica do município alinhada com nossa associação e entidades parceiras, e que ainda em 2021 ações concretas já comecem a sere implementadas”, acrescentou.

Imagens

 -

Outras Notícias

Rua Brasil Nº 879 - Centro
CEP 87301-140 - Campo Mourão - Paraná
(44) 3523-5210
comcam@comcam.com.br
Facebook Twitter Youtube