COMCAM

Cadastre-se e receba por e-mail as últimas novidades da COMCAM!

Notícias

20/05/2022 - Municípios da Comcam recebem planos de desenvolvimento regional integrado

Assessoria Comcam

A secretária estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes, Louise da Costa e Silva Garnice fez na manhã desta sexta-feira (20), a prefeitos da região da Comcam, a entrega de planos de desenvolvimento produtivo. O documento faz parte do programa Paraná Produtivo, que tem foco no desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios. O documento foi entregue durante assembleia da entidade.

Um dos objetivos do Paraná Produtivo é contribuir para a geração de emprego e renda e a diminuição das desigualdades regionais. “A ideia é tornar a região de Campo Mourão mais produtiva e de forma integrada, aumentando o seu Produto Interno Bruto (PIB) e o índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, disse a secretária durante discurso a prefeitos, lideranças regionais e do setor produtivo.

O documento entregue aos prefeitos em formato de livro conta com a metodologia, o diagnóstico, as oportunidades e parcerias, além das prioridades da região, dando um suporte fundamental para nortear seus investimentos. A secretária informou que na região de Campo Mourão foram definidos quatro eixos temáticos – capacitação de pessoas; infraestrutura, sistemas produtivos e governança e gestão – subdivididos em 20 ações prioritárias.

Entre as iniciativas estão o fortalecimento da agricultura familiar, o fomento ao turismo e ecoturismo. O investimento em tecnologia e na promoção de ambientes de inovação também é uma das prioridades no plano. Na área de infraestrutura, o documento prevê a melhoria da logística rodoviária e investimento em energias renováveis.

O presidente da Comcam e Condescom, Leandro Oliveira, prefeito de Araruna, destacou que para o sucesso dos próximos passos do programa, é importante o envolvimento de todos os prefeitos, instituições privadas e estaduais e das lideranças locais. “O caminho foi apontado com este diagnóstico agora cabe a participação dos prefeitos, da sociedade e instituições para alcançarmos o desenvolvimento integrado de nossa região”, destacou.

O programa Paraná Produtivo foi lançado oficialmente na Comcam em setembro do ano passado, na cidade de Araruna. “É importante que nós prefeitos nos unamos porque este não é um plano que vai ficar só no papel. Precisamos desenvolver. Precisamos avançar para impactar positivamente a vida das pessoas. Tenho certeza que este programa vem ao encontro das necessidades dos municípios para que possam fazer a diferença na vida das pessoas”, acrescentou Oliveira.

Após a entrega dos planos de desenvolvimento produtivo, o Governo do Estado vai estimular o fortalecimento da governança regional e desenvolver uma plataforma para gestão dos projetos, para que as prioridades elencadas possam ser realizadas e avaliadas.

Prefeitos no encontro

Participaram do encontro os prefeitos: Leandro Oliveira (Araruna); Same Saab (Iretama); Ricardo Radomski (Mamborê); Alexandre Donato (Corumbataí do Sul); Airton Agnolin (Nova Cantú); Julio Frare (Peabiru); Joel Buscariol (Boa Esperança); Vivaldo Lessa (Roncador); Fábio D’Alécio (Ubiratã); Ismael Dezanoski (Janiópolis) e Rafael Bolacha (Moeira Sales). O vice-prefeito Leandro Arruda representou o município de Quinta do Sol.

Imagens

 -

Outras Notícias

Rua Brasil Nº 879 - Centro
CEP 87301-140 - Campo Mourão - Paraná
(44) 3523-5210
comcam@comcam.com.br
Facebook Twitter Youtube